Eficácia e eficiência nas escolas

Eficiência e eficácia são dois termos conhecidos em gestão e importante saber diferenciá-los. Eficácia tem relação com resultados. Alcançou o resultado almejado foi eficaz e ponto final. Eficiência tem relação com os custos e a execução. O processo foi bem executado, com custo baixo e sistematização, ele foi eficiente. Gosto de fazer uma analogia com uma partida de futebol. Se o time ganhar foi eficaz, se jogar bem foi eficiente. É possível ganhar sem jogar bem, eficácia sem eficiência; e também é possível perder jogando bem, eficiência sem eficácia. E por que é tão importante buscarmos os dois elementos?

É sempre importante ganhar, é claro. Porém, ganhar jogando bem traz resiliência, quando o sistema é eficiente, sabemos que se não estamos sendo eficazes, seremos em breve. É a eficiência que garante que estamos fazendo o máximo possível para sermos eficazes. Além disso, a eficiência é muito mais controlável do que a eficácia. Temos os custos e a gestão de processos nas nossas mãos, mas nem sempre temos as receitas e os resultados sob nossa administração. Como esses conceitos funcionam nas escolas?

O gestor escolar deve trabalhar para ter uma escola eficiente, visando os resultados. Uma escola eficiente é aquela que atende três pontos:

  • Entrega 110% do que foi proposto: não satisfaz somente, mas encanta alunos e responsáveis;
  • Possui todos os custos justificados: as escolhas de alocação de recursos agregam valor ao serviço e são percebidos por alunos e responsáveis, gerando uma percepção de valor que vai além da mensalidade paga;
  • Não desperdiça em nenhuma hipótese: o maior inimigo da eficiência é o desperdício. Os gastos totalmente jogados fora, como luz e ar condicionado em salas sem aula, funcionários sem função, salas desocupadas entre outros.

A Tullli foi criada para ser mais que um sistema, mas uma ferramenta eficiente que entrega o que é relevante para as escolas. Eficiência é mais que relevante, é vital para a saúde de qualquer organização. Pelo nosso sistema é possível verificar a satisfação de alunos e pais e controlar os custos, analisando suas justificativas e eliminando desperdícios. Agende uma demonstração e descubra como melhorar a gestão e os retornos alcançados pela sua instituição.

Fabio Benites

Diretor Pedagógico por mais de 20 anos,

sócio-fundador do Colégio e Curso Intellectus,

da Irium Educação e da Tullli Inteligência Educacional.