Tomada de decisão

Tomada de decisão

Se tem algo que o gestor escolar faz a todo momento é tomar decisões. Muitas vezes, este personagem sente-se solitário, pois não encontra parceiros dispostos a doar-se nessa tarefa. E por que eu acredito que tomar decisão é fazer uma doação?

De fato, mexer com a vida das pessoas e sofrer julgamentos por causa disso é desconfortável. E por ser desconfortável, poucas pessoas se dispõem a fazer isso. Agir de forma a abrir mão de uma zona confortável, se expondo, a fim de mover a engrenagem de uma organização é prestar um grande serviço, é fazer uma grande doação pessoal. E por ser tão complicado, que é difícil encontrar profissionais competentes e dispostos a isso. Acontece em todas as instituições e nas escolas não é diferente. Quando o gestor escolar encontra algum par que apresenta esse perfil, deve investir pesado em retê-lo e treiná-lo.

Há algum processo para tomada de decisão? Basicamente, há cinco passos:

  1. Elencar todos os elementos conhecidos que envolvam a decisão;
  2. Relembrar os princípios da organização que norteiam qualquer tomada de decisão;
  3. Analisar os impactos da decisão nos ambientes envolvidos;
  4. Pesar os impactos e decidir a melhor solução;
  5. Comunicar os envolvidos e impactados da melhor forma possível.

Além deste processo, penso que o equilíbrio pessoal é o fator mais relevante para uma correta decisão. Somos humanos e temos muitas fraquezas. Ter equilíbrio não significa eliminar as fraquezas, pois é impossível, mas gerenciá-las, ou seja, ter ciência das mesmas e administrá-las para não influenciarem negativamente a decisão, é essencial.

O gestor deve aceitar também que toda decisão gera perda. Sempre. É impossível acertar em tudo e ganhar 100% das batalhas. As perdas estarão ali para serem gerenciadas também. O foco da decisão é gerar mais benefícios do que malefícios e, especialmente, melhorias resilientes, ganhos consolidados permanentes.

Como mencionei neste artigo, para uma boa tomada de decisão, é preciso reunir todas as informações. O sistema de gestão escolar da Tullli Educação foi desenhado para reunir e consolidar informações relevantes do ambiente escolar, desde médias dos alunos até dados de inadimplência para facilitar a tomada de decisão. Entre em contato e conheça nossa visão.

 

 

Fabio Benites

Diretor Pedagógico por mais de 20 anos,

sócio-fundador do Colégio e Curso Intellectus,

da Irium Educação e da Tullli Inteligência Educacional.